sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

SHIVARATRI - A noite de Shiva

Sri Maha Shivaratri significa "A Noite de Shiva", é comemorado anualmente em todos os lugares da Índia.O festival é a festa mais importante para os milhões de devotos do deus Shiva. Shiva casou-se com Parvati neste dia,por isso é considerado extremamente importante a ser um festival onde as mulheres solteiras pedem um marido como Shiva. Esta é a noite quando Shiva, com sua fúria, desempenha sua magnífica dança Tandava, tomando a forma de Shiva Nataraja, destruindo todos os males.

Shiva é o criador do yoga e o deus da transformação.
Shiva é um dos deuses que formam a trindade hindu, junto com Brahma e Vishnu. Shiva é um dos deuses mais exóticos do hunduísmo. Tem o corpo coberto de cinzas, do topo de sua cabeça com cabelos longos e amarrados, surge as águas do sagrado Ganges. Ao redor de seu pescoço reside uma serpente, símbolo da kundalini, a energia espiritual da vida. Usa seu tridente sagrado no qual é amarrado o damaroo ( pequena percussão) onde pontua os ritmos da vida. Geralmente aparece sentado sobre a pele de um tigre.
De acordo com escrituras sagradas, o ritual do culto do deus Shiva no Shivratri recai sobre o 14 º dia do escuro quinzena do mês de Phalgun. Como a Índia segue o calendário lunar, esse ano o Shivaratri acontecerá em 23 de fevereiro.
Mesmo até hoje, devotos do deus Shiva realizam o ritual de adoração Shivratri com carinho e devoção. Eles cantam os nomes de Shiva, e seu mantra principal"Om Namah Shivaya"(eu reverencio shiva),meditam e banham o Shiva Linga com mel, leite, água,guee,iogurte, et.Os hindus consideram extremamente auspicioso adorar o deus Shiva no Shivaratri , acredita-se que o culto do deus Shiva com dedicação e sinceridade exime de um devoto seus pecados. O devoto alcança a morada do Senhor Shankar e vive feliz lá. Ele também é liberado a partir do ciclo de nascimento e morte e atinge moksha ou salvação.
Eu particularmente tive o privilégio de passar um destes festivais dentro de um retiro de 10 dias de meditação vipassana, e pude experenciar neste dia auspicioso-comparando com os outros dias de meditação neste mesmo retiro- que o poder da Consciência(SHIVA) aflora, facilitando muito o poder da concentração(dharana) pois a mente "acalma" sem a lua no céu.Experimentem meditar nesse dia.....e me digam se sentem a diferença.....



No Shivaratri, os devotos de Shiva tradicionalmente preparam uma bebida chamada Bhang Lassi feita de cannabis, amêndoas e yogurte, e também um doce feito de cannabis, para atingir à elevação de Shiva.
O curioso é que em Omkareshwar essas iguarias são vendidas numa loja do governo e com muita devoção. Muitos devotos, inclusive idosos, tomam o bhang lassi. E no templo, a noite toda se houve Om Nama Shivaia numa atmosfera de elevação e intensa devoção até o amanhecer.
Também, contam que é a única noite que Shiva descansa e dorme, por isso seus devotos devem ficar acordados a noite toda.


Uma verdadeira liberdade de espírito!!!

OM NAMAH SHIVAYA!!!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

A DEUSA KUNDALINI

Sou o calor, poder e vitalidade da essência criativa.
Sou a sabedoria instintiva.

Sinto soluções e segredos
dentro do Âmago do seu ser.

Sou a promessa do despertar
e o lótus luminoso,
coroa da iluminação.

Sou o fogo sagrado da dança da serpente,
que repousa enrolada em você ,
até o despertar
na rápida iluminação ou graça serpentina.

Meu rio sagrado incendiará
seus redemoinhos de esplendor,
rodopiando na dança
de seu próprio tempo divino.

Enquanto danço com você ,
gentilmente ilumino o caminho da sua revelação natural.

Realizarei seu desejo por intimidade sagrada
e união transcendente
na dança divina com o Amado Eterno.

Quando chamada no amor,
eu sou a faísca do fogo sagrado,
a energia potente que unifica
a paixão instintiva dos seres
com a natureza divina.

Eu sou a serpente sagrada,
a luz resplandecente
fluindo com vitalidade pelo seu ser
que o inicia na câmara sagrada
onde repousa a coroa do amor mais puro,
esperando, como um lótus de seda, para adorná-lo.

(livre adaptação de "O Oráculo Maia",
homenageando a Deusa para estreiar o blog)